Sustentabilidade em Casa: Dicas para Aplicar no Dia a Dia

Sustentabilidade em casa não é moda, é estilo de vida saudável e em harmonia com o meio ambiente. Muitas pessoas não sabem por onde começar a implementar meios sustentáveis para dentro dos seus lares. Mas saiba que, com pequenas atitudes e mudanças na rotina, é possível abraçar a causa e ajudar a salvar o planeta. 

Vivemos em uma sociedade cumulativa, contudo, já parou para se perguntar para onde vai todo o lixo que produzimos no dia a dia? Eles são descartados, queimados e muitas vezes enterrados em aterros ou lixões, por isso, a mudança precisa ser de dentro. 

Pensando nisso, reunimos algumas sugestões para você dar o primeiro passo e transformar a rotina da sua casa em uma rotina mais sustentável

5 Dicas para ter uma casa mais sustentável

1 – Diga adeus ao desperdício de água

Mangueira De Jardim, Mangueira, Molhar, Jardinagem

O primeiro passo para adaptar sua rotina ao dia a dia sustentável é acabar com o hábito de gastar água de forma desnecessária. A princípio, é preciso dar um basta nas mangueiras na hora de lavar calçadas, carros e até mesmo a casa. Tudo isso pode ser feito com menos e ter o mesmo resultado.

Ao deixar a água fluir durante 30 minutos seguidos, lavando o automóvel, por exemplo, gastamos cerca de 216 litros de água. Isso tendo em vista uma abertura média do jato. Se nesse tempo específico a torneira estiver aberta no máximo, o desperdício pode chegar a cerca de 500 litros de água. É um baita prejuízo!

Portanto, opte pelos baldes na hora de fazer os serviços domésticos básicos. A mudança de hábito, inclusive, terá resultados positivos para o bolso no final do mês. 

2 – Reaproveite a água da máquina de lavar

Máquina De Lavar Roupa, Secador, Lavandaria, Aparelho

Talvez essa seja a dica mais valiosa de todas na hora de tornar os hábitos mais sustentáveis em casa. As máquinas de lavar roupas são uma das maiores amigas quando o assunto é poupar água. Você sabia que, em apenas um ciclo da programação da máquina, pode gastar cerca de 100 a 197 litros de água?

Agora, tente imaginar tudo isso sendo 100% reaproveitado para executar outras funções na casa como: lavar o piso, o banheiro, os tapetes sujos e pesados. Essa realidade é mais que possível e fácil de se adaptar. 

Basta ficar de olho na programação da sua lavadora e no momento do descarte da água,  colocar um balde ou um grande tambor para armazená-la. Com isso, não será necessário gastar novamente mais 50, 60, 100 litros para fazer coisas que o armazenamento já atende mais que bem. 

3 – Coleta seletiva 

Garrafas De Plástico, Rede De Pesca, Rede, Garrafa

Atualmente, quase todas as cidades possuem um atendimento semanal da coleta seletiva. Essa é a chance de aderir à mudança e trazer um novo exemplo de harmonia com o meio ambiente. 

Muitas pessoas acabam misturando todos os tipos de lixo. Esse lixo pode ser, acima de tudo, separado e reordenado a partir de duas categorias. A primeira são as orgânicas, que se encontram os restos de comida. Mas, o que fazer com todo esse descarte diário? Simples, procure locais que fazem produção de adubos. 

O armazenamento de comidas nos tambores gera nutrientes para as plantas quando retornados para a terra. A mistura proporciona mais vida e mais saúde para os vegetais e dão uma finalidade mais sustentável para os restos acumulados durante as refeições.

Agora vamos aos recicláveis! Separe uma lata de lixo para despejar todos os produtos de plástico e metal, como caixas de leite, garrafas de refrigerantes, embalagens de limpeza e diversos outros usados na casa. Se informe do dia específico da coleta seletiva na sua rua e deposite do lado de fora no dia exato. 

4 – Economia na energia elétrica 

Lâmpada, Luz, Iluminação, Bulbo De Luz

É hora de dizer adeus ao uso inconsciente da energia elétrica! A dica que temos para dar é simples e pode ser iniciada agora mesmo. Tente sempre apagar as luzes dos lugares que não estão sendo usados. Só isso já vai resultar em economias extremas nos gastos mensais. Tente usar o menos possível o chuveiro no modo quente, principalmente no verão. 

Além disso, uma outra forma eficaz de economizar energia é tirando os eletrônicos da tomada. Sabe aquela luzinha que fica quando desligamos a TV, o micro-ondas, o computador e vários outros equipamentos? Elas continuam gerando correntes elétricas e gastos. 

Portanto, a partir de hoje, antes de deitar e dormir ou assim que desligar os equipamentos, lembre-se de tirar tudo da tomada. A atitude parece pequena, mas a economia será cerca de 23% do total no fim do mês. Para se ter noção isso equivale a mais ou menos a R$ 540 ao ano.

(Visited 187 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *