As 5 melhores dicas para tornar uma construção sustentável

O setor de construção civil é o que mais consome recursos naturais e energia, e em consequência gera grandes impactos ambientais. Logo, trabalhar em torno de uma construção sustentável tem se tornado um dos objetivos deste ramo.

O que é construção sustentável?

A construção sustentável se refere às boas práticas presentes em todas as etapas da construção. Dessa forma, os imóveis são construídos em plena harmonia com a natureza, com reutilização de recursos, uso de materiais que causam pouco ou nenhum impacto ambiental ou ainda com a utilização de itens recicláveis.

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura estabelece que para uma construção ser sustentável, algumas soluções para reduzir os riscos os impactos ambientais seriam o desenvolvimento de tecnologias que resultem em economia de energia e a redução dos resíduos depositados na natureza.

5 dicas para a construção sustentável

Alguns materiais e produtos podem ser adotados durante a construção para torná-la mais sustentável, dentre eles podemos citar, o uso da madeira plástica, do solo cimento (uma mistura de terra, cimento e água), a utilização de concreto reciclado e a adoção de telhas ecológicas. Além disso, outras ações podem ser realizadas na hora de construir seu imóvel de maneira sustentável. Confira, a seguir, algumas dicas para uma construção sustentável. 

1 – Crie um canteiro de obras sustentável

Que tal começar a sustentabilidade da construção pelo canteiro de obras? Para isso, escolha  materiais que possam ser reciclados e facilmente montados e desmontados, como são os casos dos andaimes de metais. Painéis metálicos também são uma ótima solução por diminuírem o uso de energia.

andaimes de metal
Andaime de metal

Na hora de comprar os materiais para a obra, compre apenas o que for de fato necessário, e dessa forma, economize no orçamento. Além disso, guarde esses elementos em local apropriado, longe de chuva, sol muito forte, umidade e outras intempéries que podem danificá-los. 

Outra dica para tornar seu canteiro sustentável é optar por alugar lavadoras de pressão para fazer a limpeza da obra, além de terem eficiência maior que as mangueiras comuns, esse equipamento economiza bastante água. 

E por fim, faça a coletiva seletiva dos resíduos da construção e separe o que pode ser reciclado, do que não pode ser reutilizado, e dê o destino correto a esses lixos provenientes da obra.

2 –  Escolha chuveiros, válvulas de descarga e torneira que economizem água

Um item importante quando se trata de sustentabilidade é a economia de água. Diante disso, as casas sustentáveis apostam em equipamentos que reduzem o desperdício desse bem. Na hora de fazer as compras para sua construção, opte por chuveiros econômicos com uma vazão mais baixa, mas com uma pressão contínua.

chuveiro eletrico

Outra dica é escolher também descargas que tenham dois níveis de água, sendo um de 3 litros para eliminar líquidos e outro de 6 litros para eliminar sólidos. E em relação às torneiras, escolha aquelas onde a saída de água é regulável. 

3 – Opte por materiais ecológicos, como telhas e tintas

latas de tintas e pincel com fundo azul de tinta

As telhas ecológicas são fabricadas a base de fibras ou materiais recicláveis, que não provocam danos ao meio ambiente. Além disso, são capazes de regular a temperatura local. As tintas, por sua vez, são feitas a base de matérias-prima naturais, o que significa que não há derivados de petróleo ou de componentes sintéticos em sua composição. Elas também são menos agressivas para a nossa saúde. 

4 – Instale lâmpadas de led, janelas e painéis solares

Para economizar energia, uma excelente dica é melhorar a luminosidade da casa, para isso instale janelas amplas em diversos ambientes para que a luz do dia ilumine a casa. Além disso, instale lâmpadas de led que duram por mais tempo e são mais econômicas. 

lâmpada de led
Lâmpada de led

Uma alternativa bastante viável no nosso país, é a instalação de painéis solares, que devido a incidência de raios solares são capazes de gerar energia elétrica. 

5 – Aposte na reciclagem e reutilização de materiais

Após a conclusão da obra, algum material sobrou? Então, que tal utilizá-lo para decorar sua casa? Dá para aproveitar, por exemplo, os blocos de concreto para criar um lindo jardim ou ainda as sobras de madeira para construir bancos para decorar cômodos diferentes da casa.

banco de madeira com almofadas vermelhas de bolinha

Se possível, utilize materiais recicláveis durante sua obra, como por exemplo, o tijolo replast formado por restos de plásticos retirados do oceano e comprimidos em blocos. Esse material tem diversas forma e encaixes e por isso não precisa de nenhum elemento para fixar um ao outro. Uma ótima ação de reciclagem que gera economia para seu bolso. 

Conheça algumas obras sustentáveis

Agora, que já compreendeu como funciona uma construção sustentável e algumas dicas para tornar seu imóvel amigável para a natureza, vamos conhecer alguns bons exemplos, tanto no Brasil como no mundo, de construções que seguem esse padrão.

No Brasil

  • Edíficio Seed, em São Paulo, que conta com cerca de 8 espécies de plantas nativas da Mata Atlântica;
  • Bairro das Perdizes, localizado em São Paulo e conta com um projeto sustentável desde a construção até o momento atual;
  • Arena Castelão, em Fortaleza, conhecida como a primeira arena sustentável do mundo;
  • Eldorado Business Tower, em São Paulo, que recebeu a mais alta certificação do Conselho de Construção Verde dos Estados Unidos, devido ao compromisso com a sustentabilidade; 
  • Ilha da Juventude, colégio público localizado também em São Paulo, construído com arquitetura inteligente e sustentável.

No mundo

  • Casas de Bambu, na Indonésia, as residências construídas com esses materiais possuem custo mais baixo e são mais sustentáveis, além de serem mais resistentes a intempéries como enchentes;
  • Aeroporto de Oslo, na Noruega, o mais sustentável desta categoria no mundo. Uma curiosidade sobre o local é que há a reserva da neve coletada durante o período frio para refrescar os dias mais quentes;
  • Hospital Geral NG Teng Fonf em Singapura, um hospital que é referência no quesito sustentabilidade devido a coleta de água da chuva, aquecimento solar e ventilação natural;
  • Bank of American Tower, nos Estados Unidos, um banco construído com materiais ecológicos e que conta com sistema de reaproveitamento de água;
  • One Angel Square na Inglaterra, um dos maiores edifícios do mundo que reduziu drasticamente a emissão de Dióxido de Carbono na atmosfera. 

Agora que já conhece sobre a construção sustentável, deixe abaixo alguma dica de sustentabilidade que utilizou quando foi construir a casa própria. Ah, e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo nas redes sociais! 

(Visited 1.346 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *