As melhores dicas para decorar a casa gastando pouco

Caso tenha acabado de se mudar ou se está afim de dar uma renovada no visual da sua casa ou apartamento sem desembolsar uma boa grana do bolso, saiba que possível decorar a casa gastando pouco.

Uma boa dica para renovar qualquer ambiente sem gastar quase nada, é usar a criatividade. Pense em formas diferentes de dispor os móveis em um determinado cômodo, pinte um móvel antigo para deixá-lo novo, utilize garrafas de vidro para colocar enfeites. 

Uma outra ideia, usada inclusive, para decorar jardim de inverno, é encapar cadeiras velhas com revistas para dar um novo aspecto. Ou ainda, você pode pegar uma cadeira velha, pintar de uma cor bem vibrante e dispor as plantas sobre ela. 

Além de economizar dinheiro, optando por reciclar, renovar e reutilizar materiais para outros fins, você está contribuindo com o meio ambiente, a sustentabilidade e em consequência, com sua qualidade de vida. Vamos a um simples exemplo, os pneus.

Os pneus têm tempo indeterminado de decomposição na natureza, logo quanto mais eles forem reaproveitados, seja na indústria de calçado, asfalto, artefatos, reuso ou em outros casos, menos estragos eles provocam.

Dentre os danos provocados, podemos citar, por exemplo, que o fato de ficarem parados, acumulam água, que é um excelente foco para o mosquito da dengue. Quando opta por reutilizar os pneus, para construir puffs ou caminhas de cachorros, estará contribuindo com o meio ambiente e também com o seu bolso. 

Se já gostou das dicas que demos até aqui, continue lendo este post para conferir as melhores dicas de como a decorar a casa gastando pouco.

5 dicas para decorar a casa gastando pouco

Confira as melhores dicas para decorar sua casa sem gastar muito

1- Invista nos caixotes de feira

Sabe aqueles de caixotes de feira que usam para transportar as mercadorias, mas que acabam sendo esquecidas tanto nas feiras, como no supermercado por não terem mais aproveitamento? Então, dá para utilizá-los para decorar qualquer cômodo da sua casa.

Com vários tamanhos, tipos, cores (no caso, aqueles plásticos) e que podem ser encontrados sem custo algum, dá para lixá-los, envernizá-los e pintá-los para decorar sua casa. Confira alguns usos do caixote de feira:

  • Criar criados-mudos, a partir de diferentes disposições dos caixotes
  • Criar móveis a partir de caixote de madeira:
  • Disponha os caixotes de madeira como preferir, crie lindos organizadores e economize bastante espaço:
  • E não é só o caixote de madeira que pode ser reutilizado. O caixote de plástico também pode ser utilizado como gaveta, organizador, nicho, como suporte para mesa e muito mais!
Caixotes de plástico servem como suporte para mesa.
Caixotes utilizados como suporte para mesa
Fonte: Viva Decora
Caixote de plastico para organizar brinquedos
Caixotes de plástico utilizados como organizador de brinquedos
Fonte: Buji

2 – Opte por reformar ou restaurar

Uma nova tendência que está em alta na decoração é a decoração vintage. Este termo vintage significa antigo, clássico, mas também de boa qualidade. Claro que comprar esses itens em lojas de antiquário têm um preço um pouco elevado. Mas, você mesmo pode garimpar e encontrar objetos desse tipo, sem custo algum. 

Caso tenha algum rádio daqueles antigos em casa, utilize na decoração de ambientes como a sala de estar e até mesmo no escritório. 

Quando for visitar seus amigos ou parentes, olhe o quartinho da bagunça e os itens que estão guardados há muito tempo e se surpreenda com a quantidade de objetos que pode encontrar. Peça para a pessoa aquilo que ela não aproveita mais e coloque a mão na massa para personalizá-lo conforme preferir. 

Ah, e tem muito mais dicas. Sabe aqueles bules e xícaras de porcelana, que você não usa, eles também podem ser reaproveitados e destinados para plantar suculentas. Existem diversos jardins decorados dessa maneira, o que proporciona um charme único. Você ainda pode pintar um móvel velho como uma estante para deixá-la com aspecto de novo.

Decorar a casa gastando pouco com móveis antigos
Foto: Tua Casa

3 –  Aposte em uma boa iluminação

Uma característica muito importante na casa é a iluminação, porque quanto mais iluminado for o lar, menos se gasta com energia. Além disso, a luz solar entrando na nossa casa, nos proporciona ótimas sensações. Por isso, é sempre bom investir na iluminação da casa. 

Dicas simples, como pintar as paredes de cores mais abertas, deixar as persianas abertas durante o dia e colocar mais janelas na casa são ideiais que possibilitam um ar mais agradável. Na decoração, aposte em luminárias mais funcionais e também nas lâmpadas LED, dispostas de diferentes formas, feitas principalmente com itens recicláveis. Confira matéria especial do eCYCLE sobre como fazer 20 luminárias diferentes a partir da reutilização de materiais. 

Decorar a casa gastando pouco com luminárias de garrafa pet.
Bela luminária formada a partir de disposição criativa de garrafas pets
Foto: eCycle
Cores claras no quarto deixam o ambiente iluminado.
Cores claras deixam o ambiente mais iluminado Foto: Faz Fácil

4 – Invista em plantas

Outra dica para decorar a casa gastando pouco é ornamentar a casa com plantas de diferentes tipos. Você pode montar um lindo jardim de inverno e colocar flores suspensas em caixote de feira, instalar prateleiras para colocar os vasos suculentas, aproveitar tocos de madeira para plantar orquídeas. 

E ainda há muitas outras opções para decorar jardins, como usar blocos de concreto para colocar as plantas, decorar as lata de leite em pó e as garrafas de vidro e plástico para utilizá-las como vaso.

Decoracao com plantas em blocos de concreto
Foto: Decor Fácil

5 – Opte por adesivos ou papéis de parede para reformar os cômodos

E por fim, dá ainda para decorar a casa gastando pouco, investindo em adesivos e papéis de parede para reformar um móvel específico da casa. Dá para usar na sala de estar, nos quartos, na sala de jantar e existe, inclusive, adesivos para azulejos.

Ah, e não acaba por aí. Os adesivos podem também ser utilizados para decorar móveis da sua casa.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos e fique ligado aqui no blog para não perder nenhum conteúdo!

(Visited 246 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *