Como solicitar o financiamento do lote para construção ou investimento?

O financiamento do lote é um modalidade do subsídio voltado para as pessoa físicas interessadas em comprar terrenos ou lotes urbanizados. Muitas famílias brasileiras têm interesse em financiar esses lotes para construírem suas casas ou ainda como fonte de renda e construção de um patrimônio familiar. No entanto, há muitas dúvidas sobre esse tipo de “empréstimo”. Confira neste post, dicas para esclarecer essas dúvidas.

Financiamento do lote – Quem pode solicitar?

Mulher assinando documentos para financiamento do lote

Antes de solicitar junto ao banco ou a incorporadora, o financiamento do lote, é necessário que você atenda a alguns requisitos pré-estabelecidos. São eles:

  • Ser brasileiro ou ter cidadania brasileira; 
  • Ser maior de 18 anos;
  • Conseguir comprovar a renda mensal familiar;
  • Não estar com o nome sujo;
  • Contratar os serviços de seguros que a instituição oferece;
  • A sua idade no momento em que o financiamento for aprovado somado aos anos que pagará as parcelas do subsídio não poderá ultrapassar 8 anos e seis meses. 

Posso usar o FGTS para financiar um terreno?

Não é permitido o uso do seu FGTS (Fundo de Garantia para Tempo de Serviço) para o financiamento. Mas, por quê? Segundo ressaltou o especialista em crédito imobiliário em fala a revista Exame , Marcelo Prata, o saque do benefício tem como um dos principais objetivos suprir a necessidade de moradia. Logo, o FGTS não poderá ser usado para financiar o lote, já que não existe a garantia de que no terreno será construído uma casa, e portanto, não há a garantia de acesso a casa própria. 

Como funciona o financiamento do lote?

Conforme já vimos no item anterior, não dá para sacar o FGTS para financiar um terreno. Logo, você poderá recorrer aos outros recursos, como os do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo e das instituições bancárias para arcar com o processo.

Vale lembrar que o valor máximo a ser financiado pode variar de acordo com o estado em que você solicitará o financiamento. Em Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro, o limite é de R$ 950 mil. Já nas demais regiões, o limite é de R$ 800 mil.

A quantidade de parcelas do financiamento do lote dependerá da instituição que escolher. Nesses casos, no entanto, os juros são mais altos em relação aos dos imóveis devidamente prontos e o crédito imobiliário, neste caso, fica em torno de 70% do valor da área.

Antes de solicitar o financiamento,  analise todas as instituições bancárias que concedem esse “empréstimo”. Após essa análise, escolha seu credor e entregue a documentação para que o banco possa analisar. Depois de aprovado o financiamento e o dinheiro ser depositado na sua conta, é hora de escolher o lote, assinar o Contrato de Compra e Venda e registrar o documento em um cartório.

Documentação necessária para a compra do terreno e lote

Na hora de solicitar a compra do terreno, é necessário ter em mãos os seguintes documentos: Carteira de Identidade (RG), CPF (Certidão de Pessoa Física), Certidão de casamento ou nascimento (dependendo do estado civil), comprovante de renda e de endereço. E antes de fechar negócio, confira se na documentação do lote consta:

  • Certidão de Propriedade do Lote devidamente atualizada no Fórum ou no cartório dependendo da região em que se encontra;
  • Histórico do terreno;
  • Carnê de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) com a área do lote e seu valor de venda.
  • Certidão Negativa de Débitos solicitada na Prefeitura para verificar se não consta nenhum valor pendente em relação ao terreno.
  • E caso o proprietário tenha na certidão de propriedade, o estado civil como solteiro, verifique se ele casou,  para providenciar as documentações em nome do cônjuge e realizar o registro do casamento no Cartório de Registro de Imóveis. 

Financiamento do lote pela Caixa ou pela incorporadora?

Homem e mulher negociando com papéis na mão para financiamento do lote

Ao optar pelo financiamento do lote, é necessário escolher a instituição que deve solicitar o subsídio. Algumas instituições bancárias, como a Caixa Econômica Federal oferecem esse tipo de empréstimo assim como algumas incorporadoras. Confira quais as características de cada um, antes de escolher quem irá financiar o seu lote.

Ao financiar pela Caixa, você terá: 

  • O prazo de financiamento maior, podendo chegar a 35 anos;
  • A taxa de juros é mais baixa do que as da construtora;
  • A oportunidade de escolher qualquer terreno, desde que a documentação esteja em dias.

Por outro lado, ao financiar pela Caixa, você:

  • Não poderá usar o FGTS; 
  • Irá esperar um prazo maior até que o financiamento seja aprovado. Neste caso, é necessário que se comprove a renda, faça uma análise de cadastro e risco, além de uma avaliação realizada pelo engenheiro da Caixa.

E se optar pelo financiamento do lote junto a incorporadora, considere que:

  • O empréstimo só é concedido a loteamento novos e a compra deve ser feita com a construtora; 
  • Os juros podem ser maiores que os da Caixa;
  • O prazo de financiamento é menor, em torno de 8 a 10 anos;
  • Não exige muita burocracia;
  • O lote só será transferido para seu nome assim que todas as parcelas do financiamento forem quitadas.

Por que adquirir um terreno?

Vista áerea do Residencial Jardins do Lago em Palmas - TO
Vista aérea do Residencial Jardins do Lago – Palmas-TO

São inúmeras as vantagens de se adquirir um terreno, dentre elas, a aquisição é bem vantajosa para o seu bolso. Por outro lado, mesmo com um preço mais competitivo, é mais tranquilo negociar a compra de um lote. 

Caso queira morar no local, você terá a oportunidade de começar o projeto da casa própria do zero e construir sua residência do jeito que sempre sonhou. E se deseja construir no local para vender o imóvel após finalizado ou alugar, você terá um excelente retorno financeiro.

Após a leitura deste post, creio que tenhamos esclarecido todas suas dúvidas a respeito do financiamento do lote, e se percebeu que é um bom investimento, já está fazendo simulações para dar início ao seu subsídio, não é mesmo? Que tal agora dar uma olhada nos nossos empreendimentos? Conheça os loteamentos Lança Urbanismo.

(Visited 169 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *