5 Dicas para Seguir Antes de Comprar um Lote

O sonho da casa própria sempre esteve na lista de desejos de várias pessoas, e já há algum tempo, a procura por loteamentos estão em alta.

Os loteamentos tem sido tendência em diversas cidades pelo país, especialmente em bairros novos. No entanto, existe lotes à venda espalhados por toda a parte e, por isso, é preciso atenção redobrada na hora de adquirir o terreno.

Comprar uma casa pode ser uma das melhores realizações da vida, entretanto, montar o imóvel do zero é ver o sonho ganhar vida.

A desvantagem de comprar imóveis já prontos está no risco em gastar mais dinheiro adaptando as estruturas.

Portanto, o foco é buscar o melhor lote e dar a sua cara ao terreno. Afinal, é sempre melhor estar no espaço construído e pensado juntamente com a família atendendo a todas as necessidades básicas dos membros da casa.

Além disso, se a intenção de comprar o lote é investimento, a escolha se torna ainda melhor. Isso porque, dentre tantos benefícios, a aquisição do terreno é considerada uma aplicação de baixo risco, proporciona economia e possibilita a expansão. 

Mesmo assim, as dúvidas costumam surgir antes de seguir em frente com a ideia. Então, separamos algumas dicas para tentar guiar a compra do lote.

5 Dicas para você seguir antes de comprar um lote

1 – Saiba o que procura 

Casa De Família, Abóboras, Dia Das Bruxas

Antes de tudo, pare e pense! Não adianta sair sem rumo à procura de algo que ainda nem sabe. Analise bem quais são as suas necessidades e o que realmente espera da sua construção, pois, isso irá ditar os caminhos até o lote ideal para você. 

O mais recomendável é traçar o perfil da casa desejada, e colocar nela tudo o que precisa para dar certo. Quantos cômodos, qual lugar seria melhor para se manter confortável, ambientes de lazer, lotes em contato com a natureza. A lista é fundamental para saber o que resultará a sua decisão. 

2 – Busque orientação profissional

Venda, Vendida, Mão, Assinatura, Casa, Compra

Se você nem sabe por onde começar, o primeiro passo é procurar orientação de um profissional da área. Corretores, imobiliárias, arquitetos, engenheiros, todos eles podem dar conselhos valiosos antes de efetivar a escolha. 

Não tenha medo de perguntar, pois lembre-se, o investimento pode ser grande, então não deixe dúvidas para trás. Além disso, é muito melhor se esclarecer para depois não ter sentimentos ruins em relação a comprar. 

3 – Atenção à infraestrutura 

Nova Casa, Construção, Site, Casa, Home, Imobiliário

As questões tipográficas são imprescindíveis na hora da escolha. Verifique, por exemplo, se o loteamento não está em locais proibidos por lei, como em reserva ambiental. Ou se o local é viável para realizar a construção que tem em mente.

Será por meio do projeto de infraestrutura que sua casa não apenas ganhará forma, como também contará com maior segurança e conforto. De forma geral, realizar esse planejamento sai em média 2% do custo total da construção. No fim das contas, o preço pode se revelar uma verdadeira economia futuramente.

4 – Verifique a aprovação do terreno

Escavadeira, Site, Veículo, Trabalhos De Construção

Existe um passo fundamental para a melhor escolha do lote e esse é a verificação dos documentos. Para isso há o Cartório de Registro de Imóveis, onde estão disponíveis todas as informações necessárias a respeito da legalidade da área. 

Diversas questões são levadas em consideração na hora da legalização do loteamento. O meio ambiente é um dos fatores que mais pesam caso os papéis não estiverem devidamente regularizados.  Corra de lotes irregulares e clandestinos. O poder público precisa aprovar toda e qualquer construções do terreno. 

Caso não tenha esse respaldo é muito provável que o seu lote não irá gerar um número de matrícula. É muito fácil descobrir as irregularidades, basta consultar o lugar certo e se previr de preocupações. Portanto, sempre avalie bem essa questão para que futuramente sua moradia não vire uma dor de cabeça.

5 –  Localização estratégica 

Ar, Vista, Verde, Árvores, Planta, Carro

A quinta dica é bem relevante e se encaixa tão bem quanto a primeira. O lote que está escolhendo provavelmente será algo para um bom tempo de paz e tranquilidade para sua vida. Contudo, o sossego merecido precisa de uma boa localização ou acabará se deslocando muito e desnecessariamente da sua casa o tempo todo. 

Não só o terreno é crucial na hora da compra. Alguns serviços básicos precisam estar próximos do seu endereço, como: padaria, escola, supermercado, loteria, farmácia. Tudo isso faz parte do dia a dia de mercadorias que acabam fazendo falta uma hora ou outra. 

Outra questão é a presença de coletas de lixo, iluminação, água, energia que atenda corretamente o local. Já pensou? Adquirir o espaço para realizar o seu sonho e não te ter todas essas coisas disponíveis na região? Por isso, o ideal é mergulhar em longas pesquisas, destrinchar perguntas e avaliar bem o lote em oferta.

(Visited 94 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *