Casa própria – É mais vantajoso construir ou comprar o imóvel pronto?

Quantos brasileiros não sonham em ter uma casa própria e sair do aluguel? Além de economizar boa parcela da renda com o gasto, que convenhamos não traz nenhum retorno, ter a sua moradia é também sinônimo de independência financeira e liberdade de aproveitar o imóvel do jeito que bem preferir. Mas o que será que compensa mais, comprar um imóvel pronto ou construir do zero? Confira neste post.

Construir a casa própria

Quando optar por comprar um terreno para construir a casa, contrate um arquiteto e um engenheiro para pensar cada detalhe do projeto, como as instalações elétricas e hidráulicas, altura e largura de portas e janelas, dentre outros processos.

Após contratar esses dois profissionais, procure por uma mão de obra qualificada. E não se esqueça que toda a construção deve ser legalizada junto a Prefeitura Municipal, por meio de alvará e o IPTU, assim como a escritura de compra e venda do terreno, devem estar em dias.

Vantagens de construir a casa própria

Agora, é hora de refletir sobre as vantagens de construir a casa própria. Além de ser mais econômico do que comprar uma casa pronta, Eduardo Machado Silva Filho, CEO da Lança Urbanismo comenta que essa opção permite que a residência seja planejada, conforme as necessidades e preferências do proprietário mas, outras vantagens também devem ser levadas em consideração nesse momento. Confira.

Tudo será feito sobre medida

Ao construir a casa própria, toda a planta do local pode ser estruturada conforme as demandas do proprietário. Logo, questões como por exemplo, número de quartos, quantidade de banheiros, tamanho da sala e da cozinha serão projetados do jeito que a família preferir.

Outro ponto positivo de construir a sua casa é conhecer todos os detalhes da planta do imóvel e onde passam as instalações de energia, gás e água para evitar problemas. Além disso, você pode projetar um investimento inteligente, com itens bastante valorizados no mercado, dentre eles, pisos de porcelanato ou madeira, cores neutras, armários amplos e ainda portas, sacadas e box em vidros blindex.

Valorização do imóvel

Quando adquire um terreno, a tendência é que com o tempo ele passe a ser valorizado, não é mesmo? Mas, e se construirmos uma casa no local, ela também agregará maior valor ao loteamento? A resposta é sim, uma vez que o valor de venda daquele imóvel irá superar o que gastou para comprar o lote e realizar a obra.

Economia e sustentabilidade

Ao comprar um terreno para construção, dá para economizar bastante. Para isso, faça orçamentos em locais diferentes, aproveite promoções, pesquise pelos menores preços tanto para os materiais da obra, como para os acabamentos, a decoração e a mobília da casa.

Outra economia é em relação ao conceito mais sustentável da casa, uma vez que você pode optar por lâmpadas de LED, energia solar e iluminação natural que promovem quedas nas contas de energia.

Consórcio

Se optar por construir uma casa ou mesmo comprar o imóvel pronto, essa é uma boa opção, principalmente por não envolver cobrança de juros.

Desvantagens de construir a casa própria

Mesmo apresentando uma série de pontos positivos, construir uma casa do zero pode não ser tão simples quanto parece. Confira alguns dos motivos que também devem ser considerados na hora de tomar a melhor decisão.

Dificuldade em financiamentos e créditos

Caso queira conseguir recursos para a construção, as linhas de créditos e financiamento podem exigir um aporte financeiro maior, portanto coloque na ponta do lápis os juros, taxas e gastos com a obra.


Gastos com mão de obra

A mão de obra pode ser um fator estressante, caso opte por construir a casa própria, uma vez que a obra pode atrasar, alguns serviços precisarão ser refeitos e a construção pode até ser abandonada. Uma dica para evitar um trabalho mal feito é pedir indicações e conferir junto a outros construtores a respeito dos prestadores de serviços ou da empreiteira contratada.

Tempo de conclusão

Quando opta por construir sua casa própria, o tempo de conclusão também precisa ser levado em consideração, principalmente se estiver com pressa de se mudar.

Cuidados ao construir a casa própria

Conforme vimos no decorrer deste texto, comprar um terreno e construir a casa própria, apresenta uma série de vantagens e desvantagens que devem ser levadas em consideração na hora de fazer a escolha entre construir ou comprar um imóvel pronto. Confira alguns cuidados que deve ter ao optar pela construção da casa própria.

*Escolha do terreno

Ao escolher o terreno para construir, leve em consideração além do preço, os seguintes aspectos: infraestrutura, saneamento básico, distribuição de energia, comércio, presença de escolas, segurança e localização.

*Regularização da obra / Documentação

Para que a obra esteja regularizada é necessário seguir algumas etapas.

1ª- Apresentar junto a Prefeitura Municipal, os seguintes documentos: requerimento próprio endereçado ao órgão, certidão de matrícula e título aquisitivo do imóvel, carnê do IPTU, 2 cópias das plantas de projeto a serem aprovadas, Certidão Negativa de Débitos de Tributos Imobiliários dos últimos 5 exercícios fiscais.

2ª – Registrar a obra no INSS dentro de um prazo de 30 dias, contando da data de ínicio, e apresentar a documentação solicitada.

3ª – Por fim, faça a averbação da obra na matrícula do imóvel.

*Seguro residencial

Esse é importante, tanto no caso de construir a casa própria como no de comprar o imóvel pronto. Com o seguro, a sua moradia estará protegida de fatores como incêndio, roubo e furto.

Vantagens de comprar a casa própria

Agora que você já conhece as vantagens de construir uma casa do zero, confira as vantagens de comprar pronta a sua casa própria.

Praticidade

Se optar por comprar um imóvel pronto, é possível que se mude o quanto antes para o local.  E caso não esteja em conformidade com suas preferências, você pode simplesmente procurar outro imóvel.

Financiamento

O mercado financeiro costuma oferecer boas vantagens para quem pretende comprar o imóvel pronto, como a possibilidade do uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) na composição do valor de entrada.

Cuidados e desvantagens ao comprar pronta a casa própria

  1. A maior desvantagem é que comprar uma imóvel pronto acaba saindo mais caro do que construir.
  2. Outro quesito a ser levado em consideração são os documentos e toda a burocracia envolvidos neste processo. Analise todos os detalhes antes de comprar seu imóvel pronto.
  3. Problemas não visíveis como cupins, infiltração ou mofos podem lhe surpreender. Por isso, o ideal é fazer uma vistoria minuciosa antes de fechar negócio.
  4. Encontrar o imóvel ideal pode ser mais difícil do que parece.

Agora, que já compreendeu quais as principais vantagens entre construir a casa própria ou comprar o imóvel pronto, comente abaixo o que você prefere. E não se esqueça de compartilhar nosso conteúdo nas redes sociais.

(Visited 562 times, 1 visits today)

1 Comentários

  1. Pingback: 5 Dicas para Seguir Antes de Comprar um Lote - Condomínio Golden Park Imperatriz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *